terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Atividade Escrita e Oral acerca do filme escolhido

De acordo com aquilo que o professor pediu, aqui fica as atividades que elaborámos (escrita e oral) destinadas ao 1º ciclo, do filme escolhido "Divertida Mente".

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Timeline


No âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, foi-nos solicitada a realização de uma timeline relativamente a um tema escolhido e que pudesse ser abordado em sala de aula.
Escolhemos assim a História, utilizando alguns acontecimentos históricos que são abordados neste contexto.
Para realização da mesma foi-nos indicado um conjunto de ferramentas ao qual teríamos de recorrer a uma para a sua concretização.



Concurso "Conta-nos Uma História!"

O concurso "Conta-nos uma história!", que já conta com o 8º edição, é um projeto pertencente ao Ministério da Educação, que através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), “pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.” (Direção Geral da Educação, obtido de: http://www.dge.mec.pt/conta-nos-uma-historia)
Este projeto tem como finalidade incluir o ato de contar histórias na aprendizagem dos alunos, contribuindo assim para a aquisição de conteúdos, competências e valores através de atividades lúdicas que realcem a importância desta componente no ensino.
Neste concurso poderão ser admitidas histórias, tanto em Língua Portuguesa como em Língua Inglesa para níveis de escolaridade de 3º e 4º ano. Estas podem implicar ainda “a conceção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo, que consistam na produção colaborativa de uma história original ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas).” (Direção Geral da Educação, obtido de: http://erte.dge.mec.pt/regulamento-do-concurso-conta-nos-uma-historia)
As histórias podem ser humorísticas, educativas, tradicionais, entre outras. No entanto, é obrigatório que estas tenham um diálogo, sendo que deve incluir narrador e diversas personagens.
O concurso tem como público-alvo, crianças e alunos de educação básica, de instituições educativas públicas ou privadas. Este abrange quatro categorias de candidatura que são: Educação Pré-Escolar (em língua portuguesa); 1.º e 2.º anos do Ensino Básico (em língua portuguesa); 3.º e 4.º ano do Ensino Básico (em língua portuguesa) e3.º e 4.º anos do Ensino Básico (em língua inglesa).
Para efetuar a candidatura para participar neste projeto, é necessário que os projetos sejam realizados por grupos de crianças/alunos, com a ajuda de um docente; pode-se considerar como candidata uma turma ou grupo, do mesmo estabelecimento, com um número máximo de 30 alunos; cada escola pode concorrer com o número de turmas/equipas que conseguir mobilizar; cada turma/equipa pode participar com um trabalho em cada uma das categorias (áudio e vídeo); não se aceitam candidaturas de alunos e docentes a título individual.

Através deste concurso, podemos estimular a criatividade das crianças, bem como abordar conteúdos ligados à Língua Portuguesa e outras áreas relacionadas com outras disciplinas, presentes no programa de ensino básico, o que é bastante benéfico para a aprendizagem da criança. Desenvolve ainda, as competências de leitura, a clareza da narrativa e locução, a participação ativa dos alunos, entre outras.



Bibliografia

Educação, D. G. (s.d.). Concurso "Conta-nos uma história!". Obtido de EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia

domingo, 4 de dezembro de 2016

Questionário "Internet Segura"


O presente relatório tem como finalidade analisar se os hábitos de utilização da Internet, dos inquiridos, são seguros. Iremos também, analisar as respostas dadas e respetivas questões.