terça-feira, 27 de setembro de 2016

Definições de blogue e utilização educativa de blogues



Segundo Pereira Coutinho e Bottentuit Junior (2007) um blogue é uma ferramenta da Internet que tem como principal objetivo a divulgação de ideias ou pensamentos, temas de interesse de modo a que estes cheguem a vários públicos. São apresentadas de forma cronológica, sendo as primeiras publicações apresentadas em primeiro lugar. As publicações são designadas de  posts e podem ser constituídas por imagens e textos de pequenas dimensões, incluindo links de interesse ou comentários pessoais. Segundo Maria João Gomes (2007,p 641) "Um blogue pode ser caracterizado de forma muito genérica como uma página na web, com carácter de registo diário, num espaço aberto a todos, que pode ser mais ou menos elaborado de acordo com o fim a que se destina, onde as mensagens datadas surgem de acordo com a ordem inversa de publicação e possibilitando aos visitantes «comentar» cada uma delas. A unidade de informação que caracteriza o blogue é o post que pode conter texto ou imagens, muitas vezes incluindo links para outros lugares da web, frequentemente outros blogues mas também websites de outros tipos."



Segundo Gomes e Silva (s.d,p.293 e 294) "A blogosfera educacional integra já uma grande diversidade de abordagens pedagógicas e de práticas educativas. Rosa Oliveira refere que nos meios escolar e académico os blogues têm adquirido grande importância e salienta que o seu uso tem sido difundido cada vez mais como objecto de aprendizagem, encarnando, com grande entusiasmo, ser um vetor de um modelo de ensino-aprendizagem no qual a construção coletiva de significados representa um novo fazer educativo. A mesma autora defende que a exploração educativa dos blogues incorpora muitas das ideias defendidas por educadores como Paulo Freire e Vygotsky, nomeadamente na dimensão da importância da interacção e da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem."

1 comentário:

  1. Comentário:

    No primeiro parágrafo, verificámos que as colegas colocaram o nome completo dos dois autores do texto, mas este não é necessário pois apenas temos de colocar o primeiro e último nome. Deparámo-nos, ainda, com a colocação errada dos sinais de pontuação, seguida de uma frase confusa que não entra no contexto, como podemos observar na seguinte frase: "Um blogue é uma ferramenta da Internet que tem como principal objetivo a divulgação de ideias ou pensamentos, temas de interesse de modo a que estes cheguem a vários públicos".
    Neste parágrafo, encontrámos ainda uma frase que não faz muito sentido, que é a seguinte: "São apresentadas de forma cronológica, sendo as primeiras publicações apresentadas em primeiro lugar". Ou seja as colegas estão a dizer que as primeiras publicações são colocadas em primeiro lugar, no entanto achamos que é uma afirmação incorreta, pois quando publicamos algo no blogue, essa mesma publicação fica em primeiro lugar, ou seja as colocadas anteriormente vão para último lugar. As colegas deveriam ter escrito que as primeiras publicações vão para o fim, enquanto que as últimas ficam sempre em primeiro lugar.
    Observámos também que as colegas não colocaram «» quando escreveram a palavra “comentar” na última frase do último parágrafo, pois se estão a fazer uma citação não podem voltar a colocar aspas, pois assim estariam a terminar a citação.
    No segundo parágrafo achámos que não é percetível onde começa e onde termina a primeira citação, pois na primeira parte do parágrafo temos o início de uma citação em "A blogosfera educacional", no entanto não conseguimos perceber até onde vai essa citação. Observámos também o mesmo problema, quando as colegas escreveram "o seu uso tem sido", pois esta citação só termina no final do parágrafo, no entanto as colegas no meio do mesmo escrevem "A mesma autora defende que a...". Ou seja as citações estão feitas incorretamente, pois para além de não ser percetível onde inicia e onde terminam as citações, também não sabemos de onde foram retiradas.
    Verificámos ainda que neste parágrafo as colegas nem sempre escreveram com o novo acordo ortográfico, como podemos ver em: "cada vez mais como objecto de aprendizagem", pois objeto já não se escreve com "c", e em "da importância da interacção e da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem", pois interação já não é escrito com "c" antes do "ç". Contudo não sabemos se é um erro, pois pode ser uma citação e quando assim é temos de colocar como está no documento original, no entanto como não sabemos onde começa e onde termina as citações não conseguimos saber se é um erro.
    Por fim, verificámos que as colegas não colocaram referências bibliográficas no final dos textos.

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